O cinema espanhol tem produzido bons filmes de terror ao longo dos anos e vem se firmando como referência no gênero. Abusando do sobrenatural e da estética macabra, a maioria deles foca em espíritos e possessões demoníacas, como é o caso de 13 Exorcismos, que embora não tenha trazido grandes inovações, se firmou como um boa obra.
Além dele, endossam a lista Livrai-nos do Mal, A Espinha do Diabo, Jogos Infantis e O Poço, um longa que mescla terror psicológico com suspense para tecer uma boa crítica sobre a nossa sociedade.
Pensando nesses e em outros filmes, o Canaltech resolveu listar 7 dos melhores filmes espanhóis de terror. Tem desde produções mais recentes, como Infiesto, até clássicos como Rec. Prepare a pipoca e boa maratona!
7. Rec
Um dos clássicos filmes de terror espanhóis é [Rec], um longa dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza que ganhou remakes e diversas sequências. Na trama, acompanhamos uma jovem repórter de televisão e o operador de câmera que, juntos, cobriam o turno noturno do corpo de bombeiros.
Eles acompanham os profissionais até a residência de uma senhora que, aparentemente havia sofrido um acidente em casa, mas quando chegam ao local descobrem que a realidade é muito pior do que poderiam imaginar.
Filmado em primeira pessoa e no estilo found footage, [Rec] fez sucesso com o público e atualmente pode ser assistido no Prime Video.
6. O Orfanato
Nesse filme de 2007 conhecemos Laura (Belén Rueda), uma jovem que vive ainda na mesma casa de sua infância, onde antes havia sido um orfanato. No local, ela cria seu filho adotivo Simón (Roger Príncep) com seu marido Carlos (Fernando Cayo). Tudo ia bem, acontece que o menino passa a ter reações estranhas ao local e um dia simplesmente desaparece.
Desesperada e sem saber muito como agir, ela chama uma equipe de investigadores paranormais para desvendar o caso e trazer seu filho de volta.
Dirigido por J.A. Bayona, O Orfanato é uma opção para quem gosta de um bom terror e está disponível no Prime Video, Netflix e Apple TV.
5. Verônica
Se você procura um filme espanhol que tenha o tabuleiro de Ouija, então Verônica é a opção ideal. No longa, que é ambientado em Madri, acompanhamos uma jovem bonita de 15 anos que passa seus dias cuidando dos três irmãos mais novos e se divertindo com seus amigos.
Um dia, ela e seus colegas decidem usar o famoso tabuleiro para se comunicar com os mortos, mas eles acabam interrompendo a ação no meio, sem finalizar, e o que era para ser apenas uma brincadeira se torna uma verdadeira obsessão.
Verônica foi lançado em 2020 e atualmente pode ser assistido na Apple TV, Netflix e Google Play.
4. Infiesto
Infiesto é um filme espanhol de terror lançado em 2023 que mescla ficção com a pandemia do coronavírus. Na trama, acompanhamos dois detetives que vão até uma pequena cidade mineira em Astúrias para investigar o reaparecimento de uma jovem que havia sido dada como morta há meses atrás.
Acontece que o mundo está enfrentando uma pandemia da covid-19, e quanto mais tragédias acontecem mais os detetives vão percebendo que o vírus pode não ser a única desgraça a acometer a região.
Infiesto é um filme de Patxi Amezcua e está disponível na Netflix.
3. Enquanto Você Dorme
Outro filme espanhol de terror que merece uma chance é Enquanto Você Dorme. Lançado em 2011, ele acompanha a história de César, um síndico infeliz que não vê mais sentido em nada. Como consequência, ele decide tornar a vida de todos os moradores um inferno.
Seu novo alvo é Clara, a inquilina do apartamento 5B, mas acontece que assustá-la é mais difícil do que parece. Sem ter muito sucesso nas suas primeiras tentativas, César leva a brincadeira ao extremo, mas tudo fica ainda pior quando o namorado de Clara, Marcos, aparece.
Dirigido por Jaume Balagueró, Enquanto Você Dorme traz no elenco Luis Tosar, Marta Etura, Alberto San Juan, entre outros, e pode ser assistido no Mubi.
2. Os Olhos de Julia
Chamado de Los Ojos de Julia, no original, este filme conta a história de duas irmãs, Julia e Sara, que sofrem de uma doença degenerativa nos nervos ópticos que as tornarão cegas no futuro.
Um dia Sara morre, e embora todas as autoridades afirmem que foi suicídio, Julia não se convence da história e decide se mudar para a casa da irmã a fim de investigar melhor o que aconteceu. Já instalada no local, ela vai perdendo um pouco da visão a cada novo dia, enquanto se sente perseguida por um homem misterioso.
Com direção de Guillem Morales, Os Olhos de Julia abusa dos momentos de tensão psicológica para conquistar o público. Você pode assisti-lo na Apple TV e Google Play.
1. A Pele Que Habito
Um dos melhores filmes de terror espanhol é A Pele que Habito, do famoso diretor Pedro Almodóvar. Lançado em 2011, ele conta a história do cirurgião plástico Roberto Ledgard (Antonio Banderas), que vive apenas com a filha Norma (Blanca Suárez), depois que sua esposa se matou.
Um dia, ao levar a filha para uma festa, ele acredita que ela foi estuprada por um rapaz. Movido ao ódio, então, ele planeja uma vingança cruel e maligna, capaz de surpreender até os mais céticos.
Com boas atuações e uma história com excelente plot twist, A Pele que Habito é um filme espanhol que merece uma chance. Você pode assisti-lo na HBO Max e no Prime Video.