Matt Damon estrela filme sombrio inspirado em eventos reais

Às vezes, o streaming oferece as oportunidades que não estão disponíveis nos cinemas para diferentes filmes, que não são sucessos de bilheteria ou dramas de prestígio, mas são muito notáveis. Esse é o caso de um drama poderoso que passou despercebido na época, mas sua chegada às plataformas foi um sucesso. Estamos falando do filme ‘Stillwater – Em Busca da Verdade’.
Matt Damon estrela esse filme fantástico com um ar de suspense e drama sombrio no estilo Clint Eastwood, muito austero, mas consciente. Tom McCarthy, ganhador do Oscar por ‘Spotlight’, dirigiu e escreveu o longa, que teve uma chegada chamativa na Netflix em outros países. Mas, aqui no Brasil, você pode conferi-lo no catálogo do Telecine.
Matt Damon interpreta Bill Baker, um homem de Oklahoma que trabalha no setor de petróleo, mas vê sua vida virar de cabeça para baixo quando precisa largar tudo e ir para Marselha, na França, para visitar sua filha, Allison, que, depois de não ter contato com ele por algum tempo, foi presa por um crime que ela alega não ter cometido.
Enfrentando a barreira do idioma, as diferenças culturais e um sistema jurídico complicado, Bill assume a missão pessoal de libertar a filha. No processo, ele faz amizade com uma mulher local e sua filha, embarcando em um caminho de descoberta pessoal, encontrando um senso de pertencimento no mundo.
McCarthy combinou duas influências principais para esse filme. Por um lado, a ficção, localizando a ação em Marselha, a casa do Conde de Monte Cristo, acusado de um crime que não cometeu (o castelo onde ele foi aprisionado é mostrado ao fundo em algumas cenas). Por outro lado, há o caso real, com o conhecido caso de Amanda Knox, que também foi presa injustamente em um país estrangeiro e cuja história deu origem a um crime verdadeiro muito comentado. Amanda denunciou publicamente as semelhanças entre esse filme e sua história.