Há cinco anos a sequência de ‘Encantada’, longa musical da Disney que mistura animação com live-action, era anunciada. Na época a novidade tinha como previsão de lançamento o ano de 2018, mas diversas mudanças no calendário dos Studios Disney, somadas à pandemia da Covid-19, acabaram adiando a estreia do filme, que agora irá direto para o streaming em 2022. Em publicação oficial nas redes sociais, a Disney divulgou o início das gravações de ‘Desencantada’ (Disenchanted), realizadas na Irlanda, usando de uma foto da estrela Amy Adams, intérprete de Giselle, junto ao diretor da produção, Adam Shankman, mesmo de ‘Hairspray: Em Busca da Fama’ e ‘Rock of Ages’.
O roteiro, que vai avançar no tempo e mostrar as aventuras e desventuras da ‘quase princesa’ que escolhe trocar o conto de fadas no Reino de Andalasia pela vida real em Nova York, trará de volta à cena Patrick Dempsey no papel de Robert Philip – soltando a voz pela primeira vez -, Idina Menzel no papel de Nancy Tremaine – com direito a um grande número musical – e James Marsden como Príncipe Edward. O elenco ganha ainda o reforço de Maya Rudolph como a vilã Malvina, Yvette Nicole Brown (Rosalyn), Jayma Maysa (Ruby), Kolton Stewart e Oscar Nunez (Edgar), além da estreante Gabriella Baldacchino como a jovem Morgan, enteada de Giselle.
Anunciado com mais canções do que o primeiro filme, ‘Desencantada’ traz, além de algumas reprises, novidades dos compositores Alan Menken e Stephen Schwartz, que em 2008 emplacaram três indicações ao Oscar de Melhor Canção Original com “Happy Working Song”, “So Close” e “That’s How You Know” – esta última indicada também ao Globo de Ouro -, mas perderam a estatueta para “Falling Slowly”, de ‘Once’.