O que é o Dia do Orgulho LGBTQIAP? Qual sua origem?

Por que se celebra o dia do Orgulho LGBTQIAP+ em 28 de junho?
Por conta de um fato histórico que aconteceu em 28 de junho de 1969. Nesse dia, ocorreu a revolta de Stonewall, em Nova York (EUA). Desde então, a data ficou marcada no mundo todo como o dia do orgulho LGBTQIAP+.
Existia um bar em Nova York chamado Stonewall Inn, que era frequentado por pessoas gays. Por causa disso, a polícia da cidade frequentemente fazia batidas no local e prendia os frequentadores, além de fechar as portas do bar. No dia 28 de junho de 1969, os frequentadores do Stonewall decidiram reagir frente à violência da polícia, que também reagiu. Em solidariedade às pessoas que havia sido presas e sofrido abuso dos policiais, centenas de manifestantes se dirigiram ao Stonewall e protestaram durante seis dias. Naquela época, não ser heterossexual era considerado chocante e até uma doença em diversos países do mundo.
Um mês depois desse incidente, aconteceu a primeira Parada do Orgulho Gay do mundo, em Nova York. Décadas depois, diversas cidades do planeta têm as suas paradas anuais, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

Receba as novidades

Inscreva-se e entraremos em contato com você

Atores e Modelos
Entre em contato
#SouFive

Clientes

Conheça alguns clientes Five

2020 © Desenvolvido com  por T4M | This is For Media