A Evolução do BBB e as Redes Sociais

Hoje, as redes sociais são essenciais para o BBB, mas não foi sempre assim. Durante muitas edições do “Big Brother Brasil” Globo, não havia Twitter, WhatsApp ou Facebook para repercutir na internet o que acontecia na televisão. Assinar canal pay-per-view para ver tudo o que rolava na casa era um luxo para poucos, e a edição do programa filtrava as informações que o grande público recebia. No entanto, a ânsia para acompanhar a narrativa televisionada fez nascer uma subcultura de fóruns e blogs, alimentados pelas informações que não passavam na TV.

Até meados da década de 2010, a TV ainda pautava a maioria das discussões, mas, como aconteceu com quase tudo que é televisionado, a internet também passou a influenciá-la, de fora para dentro. No BBB 20, parece que o jogo virou de verdade: mesmo quem nunca ligou a televisão para assistir ao reality consegue acompanhar os grandes temas do programa por meio da divulgação de vídeos e memes que a audiência compartilha, o dia todo, nas redes sociais. Os trending topics do Twitter e as ferramentas de métricas que permitem checar quais termos estão bombando na internet viram termômetros para a edição do programa que vai ao ar.