Aventura aposta em novo modelo de espetáculo: musical de palco em formato de série

Pensando em formatos inovadores, a Aventura lança uma nova empreitada para falar de um tema importante: a contribuição das mulheres negras para a música nacional e o lugar de fala delas no país. Unindo debates e música, a produtora lança o projeto “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, que estreia no dia 19 de maio no Teatro Prudential, Rio de Janeiro.
O espetáculo é dividido em “episódios”, apresentadas um a cada semana, que trazem ao público diferentes temas para promover conversas com público, mediadas por pensadoras atuais, como Djamila Ribeiro, autora do famoso livro “Pequeno Manual Antirracista”, entre outras publicações que se pautam pelo combate ao preconceito racial e de classe no Brasil.
A idealização e direção do espetáculo é do tarimbado Gustavo Gasparani, conhecido por suas criativas produções nacionais, como “SamBRA”, que homenageia o samba no país e “Bem Sertanejo”, outro grande espetáculo que celebra um grande gênero musical brasileiro. O elenco é formado por Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro e Vanessa Brown com participação de Verônica Bonfim como apresentadora e mediadora dos debates com público. Quem assina a dramaturgia da obra é de Rodrigo França.
A cada semana, o espetáculo abordará um recorte temático e terá uma convidado para debater sobre os temas como violência doméstica, lugar de fala e representatividade. Para a realização do espetáculo, a produção contou com apoio de Deborah Medeiros, consultora em temas de representatividade racial e de gênero, além do suporte da pesquisa histórica de Rodrigo Faour.
As sessões podem ser assistidas separadamente e fora de ordem sem que a experiência do espectador seja prejudicada. Entre as artistas homenageadas no projeto estão nomes como Elizeth Cardoso, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Dolores Duran, Elza Soares, Alcione e até talentos mais recentes da música negra como Sandra de Sá, Margareth Menezes e IZA.