Antônio Fagundes deixou de ter contrato fixo com a Globo em 2020 após 44 anos de parceria. O galã revelou que recusou um convite para atuar no remake de Pantanal após um antigo acordo entre ele e a emissora carioca não ser cumprido.
Em entrevista ao Flow Podcast, o ator contou que sempre gravou de segunda a quarta-feira para conseguir dar continuidade a sua carreira no teatro. “Fiz isso minha vida inteira na Globo. Gravei o Rei do Gado (1996) no Araguaia, gravei Renascer (1993) em Ilhéus. Fiz protagonistas absolutos gravando segunda, terça e quarta. Acho que mudou um pouco a mentalidade da direção e foi assim”, explicou.
A paixão por teatro é justamente o que impediu Fagundes de fechar acordos com plataformas de streaming: “Eu recebi convite de alguns, mas é um mundo complicado para nós. Se eu for gravar alguma coisa no streaming, eu tenho que parar o teatro. Basicamente, é assim que funciona. Não tem sentido eu ter saído da Globo por causa disso e não fazer isso nos streamings”, argumentou.
O fim dos longos acordos mudaram o momento da classe artística: “O ator sempre foi desempregado. A televisão, durante um período, deu uma certa estabilidade com os contratos longos. Quando comecei a fazer teatro, você entrava em uma peça e já começava a procurar outra. Você tinha que estar sempre correndo atrás e juntar um dinheirinho. Agora, com a televisão acabando com os contratos longos, está todo mundo desempregado o tempo inteiro”.