Perto de se aposentar oficialmente, Roger Federer fez nesta terça-feira seu primeiro treinamento na O2 Arena, em Londres, onde será disputada mais uma edição da Laver Cup, e indicou que deve ter condições físicas de participar do torneio para se despedir da carreira profissional no tênis. Na segunda-feira, seu preparador físico, Pierre Paganini, comentou que não podia garantir a participação da lenda de 41 anos.
“Ele decidirá provavelmente no último momento. Ele tem treinado de maneira a reunir a maior quantidade de informações possíveis para saber se é uma boa ideia ou não jogar. Mal posso esperar para saber o que irá decidir”, comentou Paganini em entrevista ao jornal suíço Blick.
Federer desembarcou em Londres na segunda-feira, otimista de que conseguirá participar da Laver Cup. Durante o treinamento, bateu bola com o grego Stefano Tsitsipas, atual número 6 do ranking da ATP. Os dois ainda contaram com orientações do ex-tenista sueco Björn Borg, capitão do Time Europa.
O torneio, que tem o astro suíço como um dos criadores, reúne uma equipe com seis tenistas europeus e outra com seis participantes de outros continentes. Os competidores são divididos em 12 partidas – nove em simples e três em duplas -, e a equipe que terminar com a maior pontuação vence. A disputa começa na sexta-feira. Tenistas como Rafael Nadal e Djokovic confirmaram presença.
Dono de 20 títulos de Grand Slams e considerado um dos maiores da história do tênis, Roger Federer anunciou a decisão de se aposentar na semana passada. Ao fazer o comunicado, o atleta afirmou que atingiu os limites do seu corpo, após uma série de cirurgias nos últimos anos, e decidiu se despedir na Laver Cup.