YouTube aprimora o player de vídeos com novo visual e mais recursos

O YouTube liberou mudanças visuais e mais funcionalidades para otimizar o reprodutor de vídeos no Android, iOS, versão web e televisores inteligentes. A principal adição é o “Modo Ambiente”, que estava em testes há alguns meses, e agora chega em definitivo.
O Modo Ambiente usa um efeito para deixar a cor de fundo do aplicativo adaptado ao conteúdo mostrado. A barra de status do celular e a faixa que contém o título são automaticamente ajustadas, como se fosse uma transparência ou um reflexo da imagem que está passando. Se o fundo for vermelho, por exemplo, as áreas ao redor devem adotar tons avermelhados.
Segundo o YouTube, essa adição é inspirada pela luz que as telas emitem em uma sala escura. A recriação do efeito deve permitir que o espectador seja atraído diretamente para o conteúdo, dando mais foco para a página de exibição. Além da mudança visual, a nova modalidade também será aplicada nas listas de reprodução e no cartão de informações que traz detalhes.
Isso só deve funcionar para quem é adepto do tema escuro, tanto no celular quanto na versão web. Por falar no tema escuro, a plataforma o atualizou para oferecer uma tonalidade ainda mais preta, ajudando a realçar as demais cores na tela.
Muitos desenvolvedores, inclusive o YouTube, usam o cinza como representação do dark mode, mas as pessoas costumam preferir tonalidades mais próximas do preto absoluto. Quanto mais escuro são os elementos da interface, menor a emissão de luz, proporcionando mais conforto ocular.
O player de vídeo terá suporte ao gesto de pinça para dar zoom nas imagens — exclusivo para Android e iOS no modo paisagem. Esse recurso permitirá melhor aproveitamento dos vídeos em alta resolução e nos conteúdos em que a visualização de detalhes é fundamental.
A busca por trechos de vídeos no YouTube para desktop e nos celulares também deve ficar mais precisa. Ao avançar ou retroceder, o tocador é deslizado para cima para exibir vários quadros (frames) em miniaturas sequenciais. Assim você poderá localizar mais facilmente o conteúdo, sem precisar ficar indo e voltando até encontrar o ponto desejado.
Logo abaixo dos botões de reprodução, os desenvolvedores alocaram as opções dentro de pílulas compactadas. Os botões de curtir, compartilhar e fazer downloads, por exemplo, agora ficam alinhados e parecem mais clicáveis do que o visual antigo espalhado — um modelo similar havia sido visto no final do ano passado, mas houve mudanças.
O botão de inscrição foi provavelmente o que sofreu maior intervenção. Antes, ele era vermelho e ficava apagado abaixo do nome do canal. Agora, foi realocado para o canto direito, logo abaixo do título do vídeo, e inserido em uma pílula branca clicável. É curioso que mesmo trocando uma cor chamativa (vermelho) por outra mais discreta (preto e branco) o efeito de visualização é muito melhor.
Por fim, os links usados na descrição pelos criadores de conteúdo agora ganharão mais destaque. Antes eles ficavam posicionados como um texto comum, cortados pela metade e perdidos em meio à descrição. Agora, eles serão automaticamente transformados em botões, o que pode aumentar a visualização do usuário para engajar melhor.