Famosos que entraram na Faculdade depois dos 40

Polêmica que tomou conta do país por conta das três estudantes de uma faculdade de Bauru (SP) que debocharam de uma mulher de 45 anos que estuda na mesma instituição causou revolta também em muitos artistas. Afinal, não são poucos os famosos que ingressaram na universidade após os 40 em busca de conhecimento e até de um plano B na carreira. O comportamento das universitárias levantou a discussão sobre etarismo, como é chamado o preconceito com pessoas mais velhas. E fica a principal lição para todos: não há limite de idade para o aprendizado.
Intérprete da inesquecível Tiazinha, personagem mascarada do extinto programa “H”, que Luciano Huck comandou no fim dos anos 1990 e início dos 2000, Suzana Alves prova que não existe limite de idade para correr atrás dos sonhos. Aos 44 anos, a atriz está cursando sua segunda graduação e lamenta esse preconceito que existe com pessoas mais velhas.
“Estou na minha segunda faculdade, fiz Jornalismo, e agora estou no sétimo semestre de Psicologia. Acredito que a vida começa aos 40 anos. Vou para os meus 45 agora em agosto e fiquei pensando: ‘Deus, como é bom a gente viver, querer estudar, querer realizar os nossos sonhos. Como é maravilhoso a gente estar cheia de vida, planejando… Já estou pensando na minha próxima faculdade, no mestrado, nas minhas especializações… Ainda tem muito chão pela frente”.
Outro ícone do início dos anos 2000, Sheila Mello também ingressou na faculdade de Psicologia após os 40 anos. “Minha mensagem não vai para quem comete esse preconceito chamado etarismo. Elas são pequenas na alma e aprenderão. A vida se encarrega disso ou beberão do próprio veneno, na melhor das hipóteses”, comenta a ex-loura do Tchan, atualmente com 44 anos.
Com formação em Bioenergética e Terapia Corporal, Sheila está atualmente com a matrícula trancada na faculdade, mas planeja retornar em breve: “Não podemos nos deixar carimbar com data de validade pelos outros, e nem empacotar nossos sonhos e guardá-los mofando da pele para dentro. É preciso coragem para viver!”.
Babi Xavier está no penúltimo ano de Psicologia. “Vou me formar com 50 anos”, diz a atriz, cantora e apresentadora, que ingressou na faculdade aos 42 e vem, desde então, conciliando os estudos com a carreira artística. “Estou fazendo Psicologia para a minha vida. Sempre soube que, entrando numa carreira muito cedo, eu ia fazer uma outra coisa depois dos 40”.
Ela avalia que ter um aluno com mais idade ajuda a somar nos trabalhos em grupo. “Vai trazer uma perspectiva diferenciada. Como aluna, eu faço de tudo para ser uma soma positiva nos seminários da faculdade, então, sou uma pessoa que os colegas da sala sempre querem estar junto para trabalhos em grupo. Entrar na faculdade tem um certo grau de dificuldade, mas ficar, se formar, não são todos que conseguem”.
Caco Ciocler é outro que concilia a carreira artística com as aulas na faculdade. O ator de 51 anos está no quinto período do curso de Biologia de uma universidade privada e prova que é um dos melhores alunos da sala. “Tenho 51 anos, faço faculdade, sei o que é Google e tiro dez na prova”, brincou ele nas redes sociais ao mostrar o resultado de seu empenho.
Caco passa horas, inclusive na madrugada, se dedicando aos estudos. “Sempre adorei a minha profissão, mas fui me interessando pelo humano biologicamente. Tenho o desejo de trabalhar com pesquisa. Sempre fui apaixonado pelas árvores. Mas não sei ainda como vai ser”, afirma.
Ex-símbolo do carnaval carioca, Ângela Bismarchi está em seu quinto curso, aos 56 anos. “Adquirir conhecimento é pecado? Nunca é tarde para recomeçar e estudar”, reflete ela, que fez Design de Moda, Teologia, doutorado e mestrado em Ministério e está terminando Psicanálise.
“As pessoas precisam ter mais respeito com pessoas de mais idade. A gente vai ficando mais velho e muito mais sábio, com mais discernimento. Uma vez eu vi uma reportagem que mostrou uma senhorinha de quase 100 anos que se formou. Achei o máximo, porque tem que ter muita disciplina e vontade de estudar. Muitas meninas novas vão para faculdade e nem estudam, não é?”.
Em 2017, a Retratos publicou uma foto de Martinho da Vila na sala de aula do curso de Relações Internacionais, numa faculdade particular do Rio. Ele tinha 79 anos na época e se matriculou em seu primeiro curso superior para “buscar conhecimento”.
O sambista frequentou as aulas até o fim do curso. “O último ano da graduação é para preparar o aluno para o mercado de trabalho, e essa não era minha intenção. Fiz presencialmente e aproveitei cada etapa. Adorava fazer trabalho em grupo e ir para a casa dos colegas. Cumpri meu objetivo e ainda incentivei pessoas de mais idade a se matricularem num curso superior”, festejou ele.
Protagonista da novela “Explode coração”, Tereza Seiblitz se formou em Letras/Literatura em 2017, quando tinha 52 anos. No ano passado, a atriz foi alvo de preconceito na web quando compararam uma foto antiga dela em uma novela com uma atual. “Eu acho muito cruel o etarismo, especialmente com as mulheres”, desabafou ela na ocasião.
Tereza ainda emendou a graduação com o mestrado para a mesma área: “Fiz em três anos, com cinco matérias por período. Ainda rodei um filme, fiz participações na TV, teatro e não deixei de trabalhar”.
Mara Viana usou parte do prêmio que ganhou no BBB para investir na educação da filha e na dela própria. Após se formar em Teologia com 46 anos, ela emendou um novo curso e hoje estuda Psicologia.
“Gosto muito de estudar. Tenho 50 anos, mas me sinto com 15! Tenho uma mente muito jovem”, disse ela, que planeja em breve iniciar carreira na psicologia: “A teologia foi uma base para essa faculdade. Quero muito trabalhar como psicóloga. É o meu maior sonho”.