Robert Downey Jr. não era a primeira opção para o ‘Homem de Ferro’

Hoje, depois de 15 anos e um bom punhado de filmes – três deles dedicados inteiramente ao personagem – seria impossível falar no Homem de Ferro do MCU sem pensar em Robert Downey Jr. Um ator que parecia ter nascido para interpretar o personagem que, deixando de lado a armadura, já carregava dentro de si por muitos e muitos anos em termos de comportamento e espírito de festa.
Mas a realidade poderia ter sido muito diferente, já que a ideia de ator que a Marvel Studios tinha em mente para dar vida ao Tony Stark de carne e osso que acabamos internalizando tinha pouco a ver com Downey. Kevin Feige, durante a última cerimônia de graduação da USC, falou sobre o processo de seleção do primeiro ‘Homem de Ferro’.
“Quando estávamos escalando o Homem de Ferro, consideramos muitos atores diferentes. Tínhamos que encontrar a combinação perfeita de coração, força e carisma. Por ser nosso primeiro filme da Marvel, os riscos não poderiam ser maiores. O sucesso do filme e o futuro de todo o nosso estúdio dependiam dessa única pessoa.”
A responsabilidade era imensa, e a divisão de filmes da Casa das Ideias queria jogar pelo seguro com um candidato da estatura de Clive Owen. Como você pode imaginar, isso não funcionou muito bem.
“E não foi uma tarefa fácil mas, junto com minha equipe, nossos diretores de elenco e nosso diretor, Jon Favreau, reduzimos nossa lista, identificamos o cara certo e fizemos uma oferta para nossa principal escolha, um ator que atendia a todos os requisitos e que tínhamos certeza de que seria um grande sucesso. E seu nome, é claro, era Clive Owen. Ele recusou a oferta. Não estava interessado.”
E agora Feige transforma a curiosidade em uma lição vital, lembrando-nos de que esses contratempos podem se traduzir em grandes sucessos no futuro.
“E essa é a regra não escrita da vida. Não conseguir sua primeira escolha pode ser a melhor coisa que pode acontecer com você. Sabe o que é melhor do que conseguir sua primeira escolha? Fazer a escolha certa. E no nosso caso, é claro, essa escolha foi Robert Downey Jr., e o primeiro filme que fizemos como estúdio acabou sendo um dos filmes mais aclamados e de maior bilheteria do ano.”