Christopher Nolan foi contra a cena mais polêmica do Superman de Henry Cavill

O Universo DC teve muitas complicações desde o início. James Gunn é o responsável para endireitar o rumo da franquia, depois que a abordagem de Zack Snyder não funcionou e ficou aquém do sucesso conquistado pelo Universo Cinematográfico Marvel nos cinemas. Na verdade, as polêmicas começaram desde O Homem de Aço (2013).
O Homem de Aço foi o primeiro filme do Universo Estendido DC, com Henry Cavill entrando no papel de um Superman diferente do que o público estava acostumado, com uma abordagem particular de Zack Snyder e do roteirista David S. Goyer. Juntos, eles deveriam continuar o tom mais sério e atualizado que Christopher Nolan já havia proposto com a trilogia do Cavaleiro das Trevas e que seria um pilar o novo universo.
O filme nasceu da necessidade da DC em fazer um filme sobre o herói kryptoniano o mais rápido possível. Uma decisão judicial deu 50% dos direitos do Superman para Jerry Siegel, e a decisão também estipulou que a família poderia processar a Warner Bros se nenhum novo filme do personagem fosse produzido depois de um tempo. Naquela época, o último filme era Superman – O Retorno (2006), e o novo filme entrou em produção em 2011.
Warner e DC queriam Christopher Nolan no projeto, que já tinha dois aclamados e bem-sucedidos filmes do Batman, e um terceiro a caminho. O diretor concordou em ajudar a trazer Superman para os cinemas novamente, mas apenas como produtor do filme.
“Você tem que respeitar o cânone, mas questioná-lo constantemente. Se você não reinventar esses personagens… então eles estagnam e deixam de ser relevantes”, explicou Goyer à revista Empire. Snyder e o roteirista concordaram que colocar o Superman em um contexto contemporâneo realista exigia mudanças, mesmo que fossem altamente controversas. Uma das mais empolgantes foi em um momento crucial que mudou parte da natureza do personagem, e o próprio Nolan ficou chocado ao descobrir isso.
A cena em questão é aquela em que Superman deve parar o General Zod (Michael Shannon) antes que ele mate a população da cidade de Metrópolis com seu poder devastador. O super-herói, que historicamente se recusou a matar qualquer inimigo, acaba quebrando o pescoço de seu rival kryptoniano no filme para detê-lo definitivamente. Snyder explicou que queria criar um cenário em que Superman veria as pessoas afetadas e mortas pelo vilão ou ele teria que tomar uma atitude para evitar que isso acontecesse.
Foi uma cena polêmica para os fãs, e com razão. “Você não pode fazer isso” foi a reação de Nolan quando a dupla lhe contou sobre suas intenções, especialmente porque ele mesmo havia enfatizado o código do herói de não matar ninguém com seus filmes do Batman. Goyer comentou que era necessário colocar a cena no papel para convencê-lo de que era uma boa ideia: “Eu escrevi a cena, dei para o Chris e ele disse: ‘Tudo bem, você me convenceu'”. Snyder e alguns de seus seguidores ainda se mantêm fiéis a uma decisão que, no mínimo, ofereceu algo diferente no mundo dos super-heróis.