Amanda Acosta estreia “Carmen, A Grande Pequena Notável” no RJ

Aos poucos, a vida cultural no Rio de Janeiro começa a retomar a sua programação com estreias no circuito carioca. Após uma temporada em São Paulo, “Carmen, A Grande Pequena Notável” chega à capital fluminense para uma temporada de dois meses no Centro Cultural Banco do Brasil. O musical segue os protocolos de proteção e saúde para minimizar os riscos de contaminação, como limitação à metade do público, distanciamento de 2 metros entre as poltronas, além da disponibilização de álcool em gel, entre outras medidas.

A diva do rádio e cinema brasileiro é vivida por Amanda Acosta, que reprisa o papel da temporada em São Paulo. Partindo do premiado livro infanto-juvenil de mesmo nome, escrito por Heloisa Seixas, Kleber Montanheiro e Julia Romeu constroem essa adaptação que narra desde a chegada ao Brasil vinda de Portugal até o auge do conhecimento internacional no cinema dos Estados Unidos, passando pela brilhante trajetória no rádio brasileiro, chegando à despedida da artista em 1955.

O musical leva ao público as canções que a tornaram famosa, como “As Cantoras do Rádio” entre outros sucessos emblemáticos na voz da artista. A cenografia, assinada por Montanheiro junto com o figurino e direção, brinca com as letras do nome da homenageada no palco, recriando a partir da palavra “Carmen” outros vocábulos como “mar” e “mãe”, que ajudam a recontar a trajetória da atriz chamada carinhosamente de “Pequena Notável”, dada sua estatura e enorme talento. Se o cenário busca reconstruir esse recorte histórico, o texto se inspira no teatro de revista – outro território artístico em que Carmen deixou sua marca – para trazer ao público os diversos episódios que fizeram da homenageada a estrela que se tornou.