Público parece ter perdido a paixão por novelas na pandemia

‘Amor de Mãe’ vive momentos decisivos. Lurdes (Regina Casé) descobriu finalmente que Danilo (Chay Suede) é Domênico, o filho vendido por seu marido crápula. Thelma (Adriana Esteves) mergulha de vez na psicopatia para tentar se livrar da rival. Em outros tempos, o Brasil estaria eufórico com o desenrolar da trama. Não é o que se vê.
Há indiferença em relação à fase final da novela das 21h da Globo. Falta o ‘boca a boca’ nas ruas — esvaziadas pelo distanciamento social — e a repercussão nas redes sociais tem sido baixa. Os noveleiros, sempre tão participativos e ruidosos, se mantêm letárgicos em seu sofá. Acompanham o folhetim sem empolgação.
Na quarta-feira (24), a aguardada cena de Lurdes revelando a Thelma que já sabe a verdade sobre Danilo gerou pouco engajamento na internet. O Twitter serve como termômetro: houve apenas uma menção à novela, com a hashtag #thelma atingindo o sexto lugar nos Trending Topics. Pouco, muito pouco na comparação com outros folhetins em capítulos especiais.
As notícias sobre a pandemia afetam o humor de todos, obviamente. Vivemos tempos atípicos. A marca de 300 mil brasileiros mortos dominou a TV ontem. Justamente agora o tradicional novelão seria mais útil do que nunca como escapismo para a realidade sufocante.