Guardar as bananas super maduras, já escurecidas e excessivamente moles, no congelador é a perfeita solução para combater o desperdício da fruta – que resiste mais 6 meses congelada, e pode ser ingrediente de outros tantos pratos doces. Para facilitar o preparo do bolo, recomenda-se que se retire as bananas do freezer uma hora antes, a fim de tornar o batimento no liquidificador mais fácil.
Bolo Vegano sem açúcar nem farinha de trigo
Ingredientes:
5 bananas nanicas super maduras
3 colheres de sopa de linhaça dourada
1 xícara e meia de flocos de aveia
1 xícara de uvas passas
5 damascos picados em cubinhos
50 g de castanhas do Pará picadas grosseiramente
50g de cranberries desidratados
3 g de psyllium
1 colher de café de canela
1 colher de sopa de fermento em pó
½ xícara de óleo de girassol
1 colher de sopa de vinagre de maçã
20 gotas de essência de baunilha
½ xícara de leite de soja
Castanhas e passas decoram e dão sabor ao bolo
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes líquidos somados à banana e à linhaça no liquidificador até a mistura se tornar um creme. Em outra tigela, misture as frutas secas com as castanhas. Misture dois terços da mistura de frutas secas e castanhas com a canela, a aveia, o fermento e o psyllium, e adicione o creme do liquidificador a essa mistura com uma espátula até um resultado uniforme.
A receita é preparada somente no liquidificador e no forno – sem farinha nem açucar.
Espalhe a massa em uma forma retangular untada com óleo. Após espalhar a mistura uniformemente pela massa, e cubra com o restante das castanhas e frutas secas. Leve ao forno por cerca de 90 minutos a 180 graus – e pronto: depois é só saborear sem culpa.