Dissertação Desenvolve Jogos Educativos com a Temática do Coronavírus

Para abordar a Covid-19 de forma lúdica e prática, Kênia de Araújo desenvolveu como parte de sua dissertação de mestrado o e-book Corona Games: Jogos educativos para abordagem da covid-19 no contexto escolar. O material é voltado para professores dos ensinos fundamental II e médio e traz atividades que podem ser realizadas de forma presencial e remotamente.
O Corona Games foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática, eixo temático Ensino de Biologia, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sob orientação da professora Andréa Carla Leite Chaves.
O e-book foi avaliado por professores de escolas públicas e privadas de diferentes áreas do conhecimento e, com base nas avaliações, foi validado como material educativo lúdico que pode contribuir para promover a saúde na escola e para formar cidadãos conscientes.
O e-book Corona Games conta com jogos didáticos, voltados para o ensino sobre a Covid-19, formas de prevenção e compreensão sobre uma pandemia, além de sugestões de materiais multimídia disponíveis na internet e simuladores de possíveis cenários de uma pandemia.
Entre os jogos estão o Teatro da Covid-19, voltado para a compreensão dos sintomas da Covid-19, diagnóstico e possíveis complicações da doença; Pega-pega do coronavírus, atividade presencial (quando possível) que trabalha as formas de contágio e maneiras de prevenção contra o vírus e o Campeonato de HQ’s da Covid-19, disputa de histórias em quadrinhos que conta com a presença de outros educadores para serem jurados.