Curiosidades Sobre o Chocolate

O chocolate é o único alimento que derrete a uma temperatura média de 34ºC, um pouco abaixo da nossa temperatura corporal. Este detalhe é extremamente importante, pois é por isso que ele derrete na boca.
O primeiro chocolate consumido era o chocolate quente. Os Astecas acreditavam que o cacau era um presente divino e seu valor era tão alto que utilizavam seus grãos como moeda. Nessa época o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite, o chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.
E os Astecas estavam corretos em apreciar tanto o cacau. Só o aroma do chocolate já nos relaxa. Ao sentirmos seu cheirinho, as ondas cerebrais Theta são ativadas, o que causa sensação de relaxamento.
Mas vamos combinar, não dá para cheirar sem dar uma mordidinha, não é mesmo?
A fábrica de chocolate suíça Cailler criou o chocolate ao leite em 1875, adicionando leite em pó à preparação.
Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes. Consumir chocolate também ajuda a liberar endorfinas, que geram sensação de bem-estar e prazer, e aumenta a produção de serotonina, que acalma e alivia a ansiedade.
Além disso, estudos mostram que o consumo de chocolate amargo faz bem para o coração e ajuda a prevenir o câncer de intestino, entre outros benefícios.
Apesar de fazer bem para os humanos, o chocolate é um veneno para os cães e gatos. O cacau contém uma substância chamada Teobromina que é facilmente processada pelo organismo humano, porém estes animais não a processam bem e correm o risco de se envenenar.
Uma barra de chocolate de 100 g contém aproximadamente 80 grãos de cacau! Cada grão contém cerca de 0,2% de cafeína.
O chocolate branco não é considerado, por muitas pessoas, chocolate, pois contém apenas manteiga de cacau, açúcar e leite.
Você sabia que o período mais vendido de chocolate no mundo não é a Páscoa, mas o Dia dos Namorados?