WhatsApp: nova política de privacidade será opcional, com uma exceção

O WhatsApp causou muita polêmica ao impor uma política de privacidade que, se não aceita, dificultaria o uso do serviço. Mas essa novela pode caminhar para um final tranquilo: em breve, a plataforma deve transformar os novos termos em opcionais, com exceção para quem precisar do WhatsApp Business.
Essa novela teve início em janeiro de 2021, quando o WhatsApp anunciou uma política de privacidade que, entre outros pontos controversos, permitiria o compartilhamento de dados do usuário com os demais serviços do Facebook.
De modo geral, a nova política do WhatsApp foi considerada permissiva demais com o tratamento de dados de seus utilizadores. Para completar, as novas condições foram apresentadas como obrigatórias em países como Brasil e Índia, mas opcionais na União Europeia.
O assunto é tão polêmico que o WhatsApp foi submetido ao escrutínio de autoridades de alguns países, incluindo o Brasil. Por aqui, a nova política seria aplicada em maio, mas foi adiada por 90 dias por causa da pressão exercida por órgãos como Ministério Público Federal (MPF) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Se a nova política entrasse em vigor conforme os planos originais, o usuário que não aceitasse os termos veria a sua conta ser restringida. Chamadas de voz ou vídeo poderiam ser recebidas, mas não iniciadas, por exemplo. Eventualmente, a conta poderia ficar totalmente bloqueada.
O WABetaInfo aponta que isso não vai mais acontecer, em nenhum lugar do mundo. De acordo com o veículo, o WhatsApp vai liberar uma atualização que não dificulta o acesso ao serviço em caso de não aceitação dos termos.
Não dificulta para conversas pessoais. Se o usuário entrar em contato com a conta de uma empresa que usa o WhatsApp Business como ferramenta de atendimento, os novos termos serão apresentados e terão que ser aceitos para a conversa continuar.
As capturas de tela divulgadas pelo WABetaInfo mostram que, quando a comunicação com uma conta corporativa for iniciada, o usuário será avisado de que aquela empresa usa um “serviço seguro do Facebook para gerenciar conversas” e que o contato só pode ser realizado se os novos termos forem lidos e aceitos.
Quais são exatamente as condições dessa política? Só saberemos quando ela for apresentada, o que não deve demorar muito. O WABetaInfo dá a entender que a atualização que traz as novas regras será liberada em breve, tanto para iOS quanto para Android.
A flexibilização das condições condiz com a recente decisão do WhatsApp de mudar a sua política de privacidade no Brasil. Ao Tecnoblog, o serviço informou que irá aumentar a transparência de seus termos de uso de modo que eles se tornem mais parecidos com aquilo que está disponível para usuários europeus.
O WhatsApp tem até o dia 31 de agosto para apresentar ao Cade, MPF e demais entidades que acompanham o assunto os comprovantes sobre os efeitos da mudança.