Como os animais estão sendo resgatados durante a guerra na Ucrânia

Mais de um milhão de pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa – e a União Europeia estima que esse número pode chegar a 4 milhões.
A tragédia ainda está se desenrolando e embora o maior foco de preocupação seja o desastre humanitário, a decisão do que levar consigo ao deixar o país também é bastante difícil.
Entre as pessoas presas nesse dilema, estão aquelas que tiveram que decidir o que fazer com seus amados animais de estimação.
“A devastação causada por alguns dos bombardeios e o ambiente aberto coberto de vidro, concreto e metal é perigoso para as pessoas, mas também para os animais”, disse James Sawyer, diretor do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) no Reino Unido, à Radio 1 Newsbeat.
Sua organização apoia abrigos na Ucrânia e fornece recursos como alimentos e suprimentos veterinários, além de pagar os salários dos funcionários durante a guerra para garantir que os animais continuem sendo cuidados.
“Os suprimentos locais estão se esgotando, um dos dois abrigos de animais que apoiamos foi danificado por bombas, perdendo um dos animais”, acrescenta.
James diz que “não é seguro colocar as botas no chão” por enquanto, então o IFAW tem se concentrado em oferecer o melhor apoio possível remotamente.
Eles têm fornecido ajuda emergencial aos funcionários que passam por momentos difíceis com 1.100 cães sob seus cuidados.
E ficar para trás para cuidar dos animais é obviamente perigoso. Em um abrigo, os funcionários dizem que estão medo até de acender uma fogueira, para não chamar atenção desnecessária.