‘Cidade dos Exageros’, você sabe qual a origem dessa fama de Itu?

Formigas, joaninhas, orelhão, lápis, semáforo e até caixa eletrônico gigantes. A sensação é de ter diminuído de tamanho, mas é só um passeio pelas ruas e praças de Itu, município localizado a 100 km da capital paulista, que ganhou fama nacional por ser a “Cidade dos Exageros”.
Itu é considerada berço da República por ter sediado, em 1873, a primeira Convenção Republicana do Brasil. Mas foi do banco da praça do programa humorístico a “Praça da Alegria”, exibido nos anos 60 na extinta TV Tupi, que Itu ficou ainda mais conhecida no país.
Simplício, personagem interpretado pelo ator ituano Francisco Flaviano de Almeida, foi o responsável pela fama.
O personagem representava um caipira do interior. Manoel Nóbrega, apresentador do programa, costumava pedir que a esposa explicasse ao público o tamanho dos objetos que existiam em sua terra e havia sempre os exageros.
Porém, Simplício não quis ficar por baixo e criou um bordão:
“Conta pra eles, Ofélia, o tamanho da mandioca lá de Itu”.
A partir daí, o humorista passou a usar o nome de sua cidade natal em todos os quadros, atribuindo a Itu a fama de que tudo na terra era grande.
Entre os principais pontos turísticos da cidade está o orelhão de Itu, localizado na Praça da Matriz, no Centro. A estrutura foi instalada pela Telesp, operadora de telefonia em 1973.
No começo, os habitantes da cidade duvidaram que a operadora pudesse instalar uma estrutura tão grande na praça, mas isso aconteceu. Inclusive, o orelhão foi feito na mesma fábrica que produzia os telefones públicos comuns.
Ainda na Praça da Matriz há o semáforo gigante, bem diante da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. O equipamento também foi instalado na década de 1970, fazendo alusão à fama do município, e mantêm-se em funcionamento até hoje.
Além disso, os turistas ainda podem prestigiar a Praça dos Exageros, um parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante.
Neste local podem ser encontrados em formato gigante um jogo de xadrez, joaninhas, formigas, jogo de lápis, interfone, caixa eletrônico e uma trena no formato de escorregador. Entre as atrações do local, estão também dois bonecos do personagem Simplício.