As pessoas estão deixando de acessar e postar no Facebook?

Considerada uma das principais redes sociais do mundo, o Facebook completa 19 anos neste 4 de fevereiro e segue como um dos principais produtos da Meta, companhia fundada e comandada por Mark Zuckerberg.
Ao longo de quase duas décadas de existência, a rede passou por profundas transformações — e ainda passa. A companhia superou concorrentes, absorveu apps vizinhos e consolidou sua posição como rede mais usada no planeta. Apesar de tudo, você já deve ter reparado que você e seus amigos acessam menos o site e que o Facebook está morrendo.
O Canaltech se debruçou nos relatórios financeiros mais recentes e conversou com especialistas para entender: a rede social de Mark Zuckerberg está morta?
Segundo dados do site StatCounter, o Facebook está vivo e liderando o mercado de redes sociais como sempre. Houve, sim, uma queda significativa na fatia comandada pela plataforma no último ano — indo de 76,9% para 68,6% entre janeiro e dezembro de 2022 —, mas ela segue disparadamente à frente de qualquer outra rede.
O relatório para investidores do quarto trimestre de 2022 reforça que a plataforma não está tão mal: o total de Usuários Ativos Diariamente (DAUs) foi de 2 bilhões em média durante o mês de dezembro, 4% a mais numa comparação ano a ano com 2021, enquanto a estimativa de Usuários Ativos Mensalmente (MAUs) foi de 2,96 bilhões no mesmo período, um acréscimo de 2%.
Outro levantamento que reafirma a liderança do Facebook é o do site Statista. Em janeiro de 2022, o Facebook liderava o ranking de redes sociais no mundo com 2,91 milhões de MAUs, mais que o YouTube (2,56 milhões) e o WhatsApp (2 milhões).
A impressão de que o Facebook está prestes a acabar, portanto, não passa de uma especulação. “A sensação se deve ao fato das pessoas associarem relevância com o impacto na mídia. Isso acontece porque o TikTok, Instagram, YouTube e até mesmo o Twitter tem uma porcentagem considerável de mídia e impacto gerado por criadores de conteúdo”, explica o especialista em Estratégia e Marketing Estêvão Soares.
“Então, apesar do crescimento no número de usuários, a percepção é outra. Um ponto que favorece a utilização do Facebook são os grupos”, acrescentou o professor. A chance de você ter participado de uma dessas comunidades, ou conhecer alguém que já participou, tende a ser bem grande. “Hoje, 1,8 bilhões de pessoas usam os grupos no Facebook”, menciona Soares em referência a um estudo da NYU Tandon School of Engineering de 2021.
Qual país tem mais usuários no Facebook?
Os cinco países com os maiores números de usuários do Facebook, segundo um levantamento de 2022 do site Statista, são:
Índia: 329,65 milhões
Estados Unidos: 179,65 milhões
Indonésia 129,85 milhões
Brasil: 116 milhões
México: 89,7 milhões