Cillian Murphy já foi dirigido por Christopher Nolan em três filmes do Batman, em A Origem, Dunkirk e, agora, o aguardado Oppenheimer. A parceria longínqua entre os dois, que data quase 20 anos, começou no filme do herói da DC, no qual o ator de Peaky Blinders interpretou o vilão Espantalho.
Para viver o papel do antagonista na trilogia do Batman, Cillian Murphy foi fortemente recomendado por Christopher Nolan, que montou um teste de tela. O cineasta fez com que os produtores assistissem ao teste do ator atenciosamente.
“Fizemos duas cenas — havia uma cena de Bruce Wayne e uma cena de Batman — e me certifiquei de que os executivos viessem e observassem o que você estava fazendo no set”, disse Nolan a Murphy. “Todo mundo ficou tão empolgado ao assistir sua atuação que quando eu disse a eles: ‘Ok, Christian Bale é o Batman, mas e Cillian para interpretar o Espantalho?’ Não houve discordância.”
Todos os vilões anteriores do Batman foram interpretados por grandes estrelas de cinema: Jack Nicholson, Arnold Schwarzenegger, Jim Carrey, esse tipo de coisa. Isso foi um grande salto para eles e realmente foi puramente com base nesse teste. Então é assim que você interpreta o Espantalho.
Inclusive, o próprio Cillian Murphy sabia que não seria o protagonista. “Ficou claro para mim desde o início que eu não era material para o Batman”, acrescentou Murphy. “Me pareceu correto que Christian Bale fizesse esse papel. Mas eu me lembro da agitação de experimentar a capa e ser dirigido por [Nolan]. Esses testes foram de altos valores de produção.”
A indicação deu certo e Murphy chegou a participar das duas sequências de Batman.