Influenciadores digitais ditam as regras do jogo no atual mundo digital

Basta se conectar à internet ou ligar a TV para receber uma avalanche de informações sobre produtos e serviços. E isso não é algo tão recente. Mas um fenômeno bem mais recente que tem impactado decisivamente nas campanhas de marketing é a atuação dos influenciadores digitais.
Os digital influencers, se você quiser usar o termo em inglês. Eles são aquelas pessoas que fazem uso das redes sociais para impactar diretamente em seu público. Pode ser para indicar um produto específico, dar uma dica de restaurante ou visita a um determinado local. Ou até mesmo estabelecer uma nova tendência de moda.
Ainda que grandes celebridades sempre tenham influenciado seus fãs e o público em geral, hoje em dia é um pouco diferente. Você não precisa ser uma figura extremamente famosa para o público em geral. Basta você atingir o seu nicho.
Aliás, um levantamento bem legal realizado pela Betway, site de jogos de roleta online, mostra como funciona a lógica dos influenciadores. Além disso, também há alguns exemplos interessantes de influencers contemporâneos.
É legal ver na pesquisa que a Betway realizou que a arte de utilizar influência para ditar hábitos de consumo, por exemplo, não é nova. Lá no século XVIII, a Rainha Charlotte já ‘aprontava’ divulgando uma marca de porcelanas inglesas.
Desde então, o fenômeno só cresceu. E começou a ficar ainda mais forte no século XX, com o crescimento do consumo, sobretudo os bens de consumo duráveis. Com uma maior parte da população conseguindo ter o mínimo de poder aquisitivo, as celebridades se tornaram o impulso que cada marca precisava.
Seja para vender carros, produtos de beleza e, mais recentemente, tecnologia, os famosos são um aliado interessante. Afinal, se a Xuxa usa Monange, é porque o produto deve ser bom, não é mesmo?
Além disso, se você conseguir aliar a sua marca a uma figura pública carismática e que, ainda por cima, cultive bons hábitos em sua vida pública, melhor ainda. É o reforço que toda empresa quer para sua identidade.
Entretanto, nos últimos anos não são apenas esportistas, cantores/músicos e atores que podem influenciar. Com um smartphone e acesso à internet, muitas pessoas se jogaram na arte de empreender pelas mídias sociais. Em outras palavras, criaram canais que atender a interesses de públicos específicos.
Muitas vezes, nem é preciso ser um canal de um nicho muito restrito. Pode até mesmo ser um conteúdo de variedades que já funciona. Apenas é necessário ter carisma e um pouco de alcance para se tornar um alvo de grandes marcas.