Shorts, o “TikTok” do YouTube chega ao Brasil

Após ser lançado na Índia em setembro de 2020 e mais recentemente nos EUA, em março, o YouTube Shorts, uma nova ferramenta da plataforma para assistir e criar vídeos curtos na vertical, muito similar com o que acontece no Instagram Reels e no TikTok, chegou ao Brasil nesta segunda-feira, 07.
O anúncio foi realizado através de uma conferência fechada para imprensa na última quarta-feira, 02. A apresentação contou com a participação de Todd Sherman, Gerente de Produtos para o Shorts. Sherman revelou que quando o YouTube foi criado, foi a primeira plataforma a deixar seus usuários criarem conteúdo e sente que os Shorts são uma evolução natural desse processo.
O YouTube Shorts é uma aba específica no aplicativo do streaming de vídeo, e nada mais é do que uma série de vídeos gravados no formato vertical de até 60 segundos. Neste segmento, o criador de conteúdo pode aplicar legendas, filtros, efeitos especiais e realizar edições para deixar os vídeos mais divertidos.
A companhia informa que realizou uma série de parcerias com diversas gravadoras e produtoras musicais, com o objetivo de fazer com que os criadores de conteúdo tenham acesso a uma boa e vasta gama de músicas e faixas para utilizar sem se preocupar com a problemática dos direitos autorais.
O YouTube informou que nesta segunda-feira apenas uma porcentagem mais restrita dos usuários irá receber a atualização, enquanto o público geral a receberá de forma gradual ao longo dos dias e semanas.