Facebook passa a oferecer concorrente do Clubhouse e Twitter Spaces

O Facebook lançou salas de conversa ao vivo nesta segunda-feira (21), nos Estados Unidos, em formato parecido com o de Clubhouse e Twitter Spaces. A plataforma ainda abriu o recurso para ouvir podcasts em sua própria rede, para concorrer com Spotify – que anunciou a Spotify Greenroom na semana passada – e com a Apple. Será possível ouvir bate-papos por áudio de figuras públicas, contas verificadas e grupos. Inicialmente, apenas usuários do app para iOS podem utilizar o novo recurso de lives.
O bate-papo por áudio ao vivo vai permitir com que contas verificadas de figuras públicas, especialistas ou grupos criem conversas que podem ser ouvidas por um número ilimitado de usuários. Quem transmite pode convidar qualquer um para falar na sala – dentro de um limite de 50 palestrantes – antes ou durante a live.
Em grupos do Facebook, quem determina a criação das salas são os moderadores. Nos privados, só membros podem ouvir as conversas; em páginas públicas, qualquer um pode sintonizar. Os administradores da live podem escolher uma ONG ou fundo de arrecadação para receber doações de quem acompanha.
O usuário do aplicativo da rede social por iOS ou Android pode descobrir novas salas de áudio ao vivo pelo feed de notícias ou notificações; ele também pode ativar alertas para saber quando uma conversa ao vivo entra no ar. Enquanto escuta, ele será informado se um amigo ou seguidor também estiver ouvindo.
Dentro da sala, a pessoa pode habilitar legendas ao vivo, levantar a mão caso queira ser convidada a falar, ou usar reações para participar. O Facebook diz que ouvintes podem avaliar as transmissões por meio de estrelas – que podem ser compradas e já estão disponíveis em pacotes dentro da plataforma. Quem enviar estrelas terá acesso a “fileira da frente”, que destaca os comentários e interações com o anfitrião da live.