MJ Rodriguez, 1ª mulher trans indicada como Melhor Atriz no Emmy 2021

Michaela Jaé Rodriguez, também conhecida como MJ Rodriguez, responsável por interpretar a dona de casa e enfermeira “Blanca Evangelista” na série “Pose” – disponível na Netfix – entrou para a história como a primeira mulher transexual a ser indicada na categoria de “Melhor Atriz em Série Dramática”, no Emmy 2021.
Em um vídeo divulgado em seu perfil do Instagram, a atriz comemorou a indicação feita por Ron Cephas Jones nesta terça-feira (13), aos gritos. Já em entrevista ao site Deadline, MJ disse que finalmente se sentiu vista. “Eu sou uma garota vinda do norte de Nova Jersey, que tinha sonhos e aspirações como Whitney Houston, criança. Nunca pensei que isso pudesse acontecer comigo. Disse a mim mesmo que não importa o que aconteça, vou continuar e nunca parar”, revelou.
Filha de mãe afro-americana e pai porto-riquenho, MJ que também é cantora, começou a atuar ainda pequena, com 7 anos. No teatro, fez sua estreia em 2011, aos 21 anos, em uma remontagem do clássico “Rent”. Interpretando a drag queen Angel Dumott Schunard, a atriz levou para casa o Clive Barnes Award – uma das premiações do teatro de musical dos Estados Unidos.
Após a transição iniciada em 2012, MJ participou de outros trabalhos como “Burn All Night” e “Street Children”, antes de, finalmente, estrelar na TV, em uma pequena aparição em “Nurse Jackie” que abriu as portas para outros papéis.
Vale lembrar de “The Carrie Diaries” (2013) e “The Whitlock Academy” (2015). Já em 2018, foi convidada para interpretar Blanca Rodriguez Evangelista em “Pose”, durante as três temporadas da série que lhe rendeu a grande indicação ao Emmy.
No cinema, ela foi destaque em alguns curtas no período de 2015-2018, antes de se jogar em “The Big Take” e “O Verão de Adam”.
Em 2012, logo após o trabalho em “Rent”, MJ decidiu dar uma pausa na carreira para iniciar a transição com os hormônios femininos.