Instagram passa a destacar vídeos nos perfis e some com botão IGTV

O botão do IGTV está sumindo de vez para usuários do Instagram. A rede social passou a destacar vídeos de maior duração nos perfis, em uma aba dedicada. A área inclui conteúdo postado direto no feed principal e no próprio IGTV. Nesta terça-feira (27), a plataforma anunciou em sua conta no Twitter que aumentou o limite de tempo dos Reels para 60 segundos.
No começo do ano, Adam Mosseri, CEO do Instagram, anunciou que tentaria consolidar o formato do Reels e do IGTV para competir com o TikTok. Não à toa, já que a plataforma de vídeos da ByteDance igualou-se a apps do Facebook ao superar a marca de 3 bilhões de downloads no mundo inteiro há 2 semanas.
Mosser chegou a publicar um vídeo falando sobre as mudanças da plataforma, cujo principal pilar passou a ser o criador de conteúdo: a rede social quer desenvolver mais ferramentas para monetizar posts, Reels, e até pretende pôr em prática um recurso para vender tokens não fungíveis — NFTs.
Mas o Reels prevaleceu como formato, enquanto o botão do IGTV (televisão com risco e antenas) foi substituído por um botão de “play” no perfil.
Vídeos antes disponíveis no IGTV aparecem agora em um formato de feed vertical, com destaque no perfil do usuário. Antes, havia uma página separada apenas para o recurso. O chefe do Instagram disse ao The Verge que as pessoas ainda não sabiam muito bem o que era o IGTV.
Mais do que nunca, o Instagram quer deixar o estereótipo de que ele é apenas para fotos. Mosseri afirmou em um vídeo no Twitter que a rede social vai procurar “abraçar o vídeo de uma forma mais ampla”.
Recentemente, essas mudanças têm sido acompanhadas por usuários já em alguns formatos da plataforma, como o Stories, que ganhou tradução de texto simultânea para mais de 90 idiomas na semana passada.