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Podemos consumir doce após a refeição?

Você é uma daquelas pessoas que amam comer algo doce depois das refeições? Ou gosta mais de frutas?
Para muitos esse costume de comer uma sobremesa é apenas um desejo ou ansiedade. Mas você sabia que existe boa uma explicação real para esse costume?
Os nutricionistas explicam que quando a alimentação é muito pesada ou rica em alimentos que contém carboidrato, o organismo sofre uma Hipoglicemia Reativa.
Esse fator diminui a quantidade de açúcar no sangue, que acarreta uma grande quantidade de insulina no corpo, fazendo nosso cérebro entender que é preciso de glicose no organismo. E é por esse motivo que temos vontade de comer um docinho depois do almoço ou da janta. Curioso, não é mesmo?
Um dia ou outro você optar por um chocolate ou sorvete, tudo bem. Mas como já sabemos, o açúcar nunca deve ser ingerido em grande quantidade, não importa a idade. Se consumido de forma exagerada ele traz muitos malefícios à saúde, como diabetes e ganho de peso.
Uma saída para não ficar sem a famosa e querida guloseima é optar por substituí-la por alimentos mais saudáveis e que satisfazem a vontade do doce. Olha só:
Prefira frutas naturais ou frutas secas ou desidratadas. Opte por maçã, banana com canela, uva passa, entre outros;
Aposte em aveia, castanha, castanha-do-pará. Essas frutas e grãos diminuem a vontade de doces, além de serem saudáveis.
Se você é viciado em doces, não pense que uma boa saída é eliminá-los de uma vez. Vá devagar, pois a chance de efeito rebote é grande quando você tira por completo o doce do seu dia a dia.
Outras opções muito gostosas e que saciam a vontade de doce podem ser um picolé de frutas, gelatina, pudins. Mas lembre-se: dê preferência às versões light!

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