A Origem da Paçoca

A paçoca tem origem indígena e é muito popular no país inteiro. Causa certa surpresa imaginar que um doce como a paçoca possa ter carne na sua constituição? Sim, há dois tipos de paçoca: a versão doce, que é feita com amendoim, e a versão salgada, que leva carne em sua composição e nada tem a ver com a versão doce.
A paçoca não só pode ser constituída por carne, misturada à farinha de mandioca, como também pode conter amendoim e açúcar em sua versão doce.
Paçoca é um alimento de origem indígena constituído por carne bovina e farinha de mandioca. Aqui, claro, estamos falando da versão salgada.
Era um alimento muito utilizado pelos tropeiros do Nordeste que chegavam a ficar semanas em viagem longe de casa. Para garantir o sustento, precisavam levar comida que fosse de fácil transporte e rápida de se preparar.
Tal necessidade fez da paçoca um dos alimentos mais consumidos e um dos que rapidamente se popularizam Brasil afora.
A atividade dos tropeiros era basicamente transportar encomendas e mensagens entre os distritos afastados.
Em época que não existiam grandes meios de transporte, os tropeiros montados em seus burros eram o principal meio de integração das cidades, por isso exerciam papel importante para a troca de informações e mercadorias, contribuindo para manter uma unidade, ainda que precária no país.
Por visitarem várias regiões, foram responsáveis por popularizar alguns hábitos entre cidades e capitanias, pois muitas vezes eram os únicos meios de contato que povoados e vilas tinham do mundo externo.
Apesar do largo consumo e da popularização que promoveu, a paçoca não é invenção da cultura nordestina, mas da cultura indígena.
Os povos indígenas já se alimentavam com comida à base de carne seca e farinha de mandioca.
O termo “paçoca” vem do termo indígena “pasoka”. Alguns especialistas apontam que também venha do Tupi “po-çoc”, mas ambos têm significados parecidos. Enquanto o primeiro significa “esmagar com as mãos”, o outro significa “esmigalhar”.
Por outro lado, a versão doce de mesmo nome, popularmente batizada de “paçoca de amendoim”, é um doce típico da comida caipira, mais precisamente do interior do estado de São Paulo.
Em festas juninas, celebrações típicas que ocorrem anualmente no Brasil, as paçocas de amendoim sempre marcam presença. Por exemplo, a paçoca de rolha é uma das mais consumidas e apreciadas, tanto por crianças quanto por adultos.