Filmes e séries que previram o futuro

No mundo da ficção, tudo é possível. No entanto, existem alguns filmes e séries de TV que foram além e conseguiram ‘prever’ o futuro.
‘Os Simpsons’ (1989-)
‘Os Simpsons’ tem fama de adivinhar as coisas e até a nova nota de 200 reais, anunciada no fim de julho de 2020 pelo Banco Central, a série previu! Em 2014, no 16º episódio da 25ª temporada, Homer Simpson aparece como árbitro de futebol na Copa do Mundo e foram exibidas cédulas de R$ 200! No mesmo episódio, os roteiristas também prenunciaram a derrota do Brasil para a Alemanha. Surpreso? Não para por aí não.
Em maio de 2020, um usuário no Twitter apontou que ‘Os Simpsons’ pode ter previsto a Covid num episódio de 1993. O internauta enumerou estranhas ‘coincidências’ com a pandemia. Na trama, a fictícia ‘gripe de Osaka’ domina Springfield depois que moradores encomendam espremedores da Ásia (mais especificamente, do Japão). A população assustada com a doença grita por cura e um médico diz que não há nada o que fazer a não ser esperar sarar na cama.
Nessa mesma história, é derrubada uma caixa que libera vespas assassinas – lembra do recente ataque nos EUA? É tudo um pouco exagerado, de fato, mas essas referências soam familiares.
Além de ‘Os Simpsons’ ter “previsto” o coronavírus e as vespas assassinas, um outro episódio da série fez a profecia de que Donald Trump se tornaria o presidente dos Estados Unidos.
‘Queime Depois de Ler’ (2008)
No início de 2021, o filme ‘Queime Depois de Ler’ (2008) foi parar nos trending topics por causa de uma provável estranha coincidência com a realidade. A produção dos irmãos Coen mostra dois funcionários de uma academia de ginástica (interpretados por Frances McDormand e Brad Pitt) em Washington, D.C. que tentam vender informações da CIA para a embaixada russa. E o que isso tem demais? Todo mundo lembrou desse longa depois que o Politico divulgou que o FBI estava investigando uma acusação contra uma assistente pessoal que participou do tumulto no Capitólio, “roubou um laptop” do escritório da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e “pretendia vendê-lo aos russos”.
‘De Volta Para o Futuro’ (1985)
Neste sucesso de ficção científica, equipamentos como drones para fotografar notícias, reconhecimento de impressões digitais e realidade aumentada são revelados. Isso lhe parece familiar, né?
‘O Show de Truman’ (1998)
Em um passado não muito distante, ‘O Show de Truman’ era pura ficção, uma história inventada sobre um anônimo que tem sua vida retratada em um reality show de TV. Hoje, ‘Big Brother’, ‘A Fazenda’ e ‘Keeping Up with the Kardashians’ estão entre alguns dos programas mais populares da TV.
‘Mensagem para Você’ (1998)
Muito antes de Tinder, Happn e outros aplicativos de namoro, esse filme surgiu, mostrando o início da interação amorosa no mundo online. Imagina encontrar um estranho com quem você só se comunica apenas digitalmente? Hoje em dia, isso é normal!
‘O Exterminador do Futuro’ (1984)
O filme icônico, estrelado por Arnold Schwarzenegger, mostrou drones aéreos não tripulados, algo que o exército americano usa atualmente, mas que em 1984 não existia.
‘Stars Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi’ (1983)
No filme de 1983 é possível ver motos voadoras. Acha absurdo? Pois esses veículos já existem e já estão à venda!
‘Gremlins 2: A Nova Turma’ (1990)
O cenário do filme é a Clump Tower, uma paródia à Trump Tower, edifício icônico de Donald Trump. A torre tinha portas e luzes automáticas. É mais um filme que previu a chegada da ‘smart home’ (ou casa inteligente).
‘M u l h e r Nota 1000’ (1985)
Na trama, dois adolescentes conseguem criar uma m u l h e r artificial perfeita, recorrendo a recortes de revistas e a um computador. As impressoras 3D ainda não permitem criar pessoas, mas elas já são capazes de construir armas de fogo.
‘Blade Runner, o Caçador de Androides’ (1982)
Um dos grandes prazeres visuais de ‘Blade Runner’ são os enormes outdoors de anúncios fixos em arranha-céus nos quais são projetadas imagens de mulheres sorridentes que vendem vários produtos. Isso foi muito antes da invenção do que hoje é chamado de outdoor ‘jumbotron’, agora super comum em shoppings e espaços públicos em todo o mundo.
‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’ (1968)
Inovador de muitas maneiras, este épico da ficção científica teve uma visão do futuro surpreendente e que já está presente no nosso dia a dia: a inteligência artificial e o reconhecimento de voz.
‘Contágio’ (2011)
O filme que todo mundo tem associado com a pandemia da Covid-19 é ‘Contágio’ (2011). A história apresenta Gwyneth Paltrow como a paciente zero de um surto ligado a um morcego infectado, que começa na China, antes de matar pessoas em todo o mundo com sintomas de gripe. São muitas estranhas coincidências…
‘Os Jetsons – O Filme’ (2018)
Ainda não existem carros voadores, no entanto, na animação de 1990 é possível ver aspiradores de pó automáticos, jornais em formato digital e videochamadas. Precisa dizer mais?
‘Robocop – O Policial do Futuro’ (1987)
Talvez ainda não tenhamos Robocops patrulhando as ruas, no entanto, o filme previu o uso da tecnologia de reconhecimento facial, próteses de robôs e o declínio industrial da cidade de Detroit.
‘Starship Troopers’ (1997)
O filme (uma história que gira em torno de conflitos entre humanos e insetos gigantes) previa algumas possibilidades tecnológicas do futuro, entre elas videochamadas e tablets.