Análise: Dome Keeper é excelente indie de sobrevivência

Antes chamado Dome Romantik, Dome Keeper é um roguelike de sobrevivência desenvolvido pela Bippinbits que mistura elementos de exploração e coleta de recursos com tower defense. O jogo chegou para PC nesta terça-feira, 27 de setembro, com uma proposta simples, mas viciante.
Dome Keeper se divide em curtos turnos. É preciso se defender do ataque de alienígenas e proteger sua cúpula a todo custo. Para isso, é necessário escavar o solo entre um ataque e outro, sempre em busca de recursos que irão possibilitar melhorias que podem definir o sucesso ou o fracasso da missão. Esses recursos servem tanto para aprimorar o traje do astronauta e a broca de perfuração, como para aumentar a resistência e o poder de defesa do domo.
Aprimorar o traje significa aumentar sua velocidade e quantos recursos podem ser carregados em cada descida pelas profundezas do desconhecido. Já melhorar a força da broca permite escavações mais rápidas e, consequentemente, a possibilidade de explorar uma área muito maior em tempo menor e coletar ainda mais recursos.
O gerenciamento de tempo é algo de extrema importância no jogo. É preciso estar sempre atento ao momento em que a próxima onda de inimigos irá atacar para estar presente e garantir a segurança do lugar – a opção de deixar alguns recursos para trás nunca deve ser descartada, já que quanto menos itens carregados, maior a velocidade do astronauta -, uma vez que o jogador também precisa controlar as armas que tem a disposição, que vão de espadas até poderosos lasers, e decidir quais outros aprimoramentos serão feitos.
Além disso, é praticamente impossível se defender de todos os ataques dos alienígenas, por isso também é necessário se preocupar com a resistência da cúpula, na sua recuperação e em melhorias que fazem isso de maneira automatizada.
Em um jogo onde cada segundo perdido pode significar a derrota, até a forma de escavação deve ser considerada. Existem diferentes tipos de solo, alguns muito mais resistentes que exigirão brocas mais fortes, ao mesmo tempo em que escondem recursos mais preciosos. Criar caminhos sempre pensando na volta ou criar pequenos depósitos de recursos, já que nem sempre é possível carregar tudo o que se encontra, são opções interessantes que serão úteis nos momentos mais complicados.
Para vencer uma partida, é preciso encontrar uma relíquia poderosa, que será usada para eliminar toda a vida hostil do planeta. Uma partida de Dome Keeper dura em média de uma hora, dependendo do tamanho do mapa – ao conseguir proteger o domo, algumas melhorias, novos recursos e novos mapas são liberados, fatores que garantem uma boa dose de fator replay.
As mecânicas viciantes escondem uma história simples, ao menos na superfície. Dome Keeper apresenta a narrativa de forma rápida, mostrando apenas que o astronauta caiu em um planeta desconhecido e precisa se defender. Ainda assim, o jogo tem um toque de terror que vai além dos não tão assustadores alienígenas: Dome Keeper é sufocante.
Por mais que isso passe despercebido pelo jogador, que precisa se concentrar para ter alguma chance, em momento algum é possível sair do domo ou dos túneis escavados, e todas as ações visam sobreviver ao próximo dia adquirindo novos equipamentos. Por mais que jamais faça questão de deixar alguma crítica em destaque, traçar paralelos com o estilo de vida da atual geração não é tão complicado.
O visual, todo em pixel art, e a trilha sonora serena, que contrasta com os momentos de tensão do jogo, dão um toque especial à aventura da Bippinbits. Dome Keeper é um jogo relativamente simples, tanto em jogabilidade quanto em estilo, mas que cumpre bem todas as suas propostas. Ainda existe um modo online que pontua o jogador de acordo com a quantas hordas ele sobreviver, o que deve garantir vida extra ao jogo e promissoras atualizações futuras.
Dome Keeper está disponível para PC.