Especial do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ gera lembrança de ator encontrado morto aos 32

Exibido na noite de sábado (25), o especial ‘Castelo Rá-Tim-Bum: o Reencontro’ foi um presente a quem assistia ao infantil da TV Cultura na década de 1990.
A maior parte do elenco foi reunida para celebrar as três décadas da atração. Do elenco principal participaram Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Freddy Allan (Zequinha) e Cinthya Rachel (Biba).
Luciano Amaral (Pedro) argumentou não ter ido à gravação por questão contratual. O apresentador da ESPN Brasil e do Star+ não chegou a um acordo com a TV Cultura.
Um dos momentos emocionantes foi a homenagem a Sérgio Mamberti (Dr. Victor), morto aos 82 anos em 2021. O personagem ressurgiu interpretado por Carlos Mamberti, filho do saudoso ator.
Os principais manipuladores de bonecos estiveram no especial, incluindo Álvaro Peterson, que fazia a Cobra Celeste e o Godofredo, e Fernando Gomes, intérprete do Gato Pintado.
Faltou uma homenagem a Cláudio Chakmati. O ator dava vida ao Porteiro Robô e ao vilão Mau, dois tipos fundamentais nos roteiros do programa.
Ele foi encontrado morto em um quarto de hotel na ilha de Bali, na Indonésia, em fevereiro de 1997. Tinha 32 anos. Exames indicaram uma parada cardíaca.
Paulistano, Chakmati havia trabalhado também como ‘bonequeiro’ no ‘Bambalalão’ e ‘Rá-Tim-Bum’, produções que antecederam o ‘Castelo’.
Como ator, participou da novela ‘Éramos Seis’ (SBT) e no ‘Telecurso 2000’ (Globo). No teatro, fez peças ao lado de Grace Gianoukas.
No ‘Especial do Castelo’, o nome dele apareceu nos créditos finais com três artistas já falecidos: Wagner Bello (Etevaldo), Gérson de Abreu (Flap) e o citado Sérgio Mamberti.
Outros atores mortos não foram lembrados, a exemplo de Ada Chaseliov (Xenóbia) e Rodrigo Santiago (Almirante Costa).