fbpx

Duas indústrias, dois mundos: O que Hollywood tem a ver com Bollywood?

É impossível não saber o que acontece em Hollywood. Sempre há um novo filme que promete renovar a indústria, fatura cifras exorbitantes e concorre às maiores premiações do mercado.
Na Índia, país com mais de 1 bilhão de habitantes, porém, quem domina é Bollywood. Essa outra face do mercado também produz enormes sucessos, fatura muito e possui premiações relevantes. Entretanto, é pouco conhecida no Ocidente e quase nunca mencionada por aqui. Os motivos para isso podem ser muitos. O principal? Talvez, a enorme diferença entre as culturas envolvidas. E as diferenças somente tornam Bollywood mais interessante.
As produções hollywoodianas conhecemos bem: romances melosos, comédias, retratos históricos, filmes de ação, ficção científica, dramas, documentários. Há filmes para todos os gostos e personalidades na indústria norte-americana. As durações variam entre si, com uma média de 2 horas.
Um novo atributo muito recorrente são os efeitos especiais, que vêm ganhando muito espaço nas telonas hollywoodianas. A maioria esmagadora dos filmes é gravada em inglês, depois dublada e legendada para aproximadamente 40 idiomas diferentes. Apesar de possuir uma diversidade considerável, as grandes sagas de ação ocupam a maioria das salas e arrecadam as maiores cifras, como o filme Os Vingadores: Ultimato (The Avengers: Endgame, 2019), que gerou cerca de 2 bilhões de dólares esse ano.
Em Bollywood é bem diferente. Os longas possuem temas relacionados à cultura tradicional indiana, trazendo elementos como a religião hinduísta, predominante no país (79,8% da população se diz praticante), uma presença forte da família e de relacionamentos amorosos. Até pouco tempo atrás, beijos e demonstrações de carinho eram incomuns nas telas, devido às tradições locais. Casamentos arranjados pela família, por outro lado, ainda são tratados com muita naturalidade em cena.
Em sua grande maioria, os filmes possuem como ponto central conflitos românticos ardentes e intensos, com variações de cenário: alguns se passam em tempos mais modernos, outros têm uma abordagem histórica, uns são trágicos, outros divertem, e assim por diante. O traço mais visível da cultura local, porém, são outros. Os trajes e cenários, são extremamente suntuosos e ricos em detalhes, lembrando a estética do país em todos os momentos, com cores vibrantes e itens luxuosos, ornados com jóias e ouro.
Os longas são, em geral, musicais. Isso afeta na duração, que é de 3, ou até 4 horas. Ao mesmo tempo, os números musicais são determinantes para o sucesso de filme, tanto de público quanto de crítica. A qualidade das músicas, das coreografias e sua execução são altamente avaliados pelos olhos da audiência e frequentemente importam muito mais do que a própria narrativa e trama em si.
Apesar de os filmes de Hollywood serem um entretenimento de alta qualidade, é importante perceber que existem opções muito diversas através do globo para descobrir, e Bollywood é uma delas. Conhecer mais sobre a produção cinematográfica de um país é também mergulhar em uma visão única de diferentes culturas e conhecer aspectos íntimos da vida em diferentes lugares. Bollywood representa uma forma extremamente interessante e diferenciada de enxergar produções cinematográficas e visitar uma cultura tão rica e diversa quanto se pode existir. Não há tempo a perder para fazê-lo!

Receba as novidades

Inscreva-se e entraremos em contato com você

Atores e Modelos
Entre em contato
#SouFive

Clientes

Conheça alguns clientes Five

2020 © Desenvolvido com  por T4M | This is For Media