Uber se torna única dona da Cornershop, startup de entregas de mercado

Depois de adquirir a sociedade majoritária da Cornershop, a Uber comprou os 47% restantes das ações da startup focada em delivery de mercado, se tornando proprietária única. O preço: a venda de 29 milhões de títulos na bolsa. As empresas devem concluir as negociações em julho deste ano. Em maio, o serviço de entrega controlado pela companhia chegou a 17 cidades no Brasil.
A Cornershop opera no setor de delivery de supermercados em oito países: Brasil, Chile, Canadá, Costa Rica, Colômbia, EUA, México e Peru. Em 2019, ela atraiu o olhar da Uber, que revelou planos para adquirir a posição de sócia majoritária. A empresa teve de pagar R$ 1,8 bilhões pelo controle de 53% da startup. A transação só foi concluída no terceiro trimestre de 2020.
O comunicado de aquisição do restante das ações da Cornershop foi feito em um pedido à Comissão de Segurança e Câmbio (SEC), dos EUA, na segunda-feira (22). O acordo ressalta a estratégia da Uber de expandir sua operação para além da plataforma de corridas – o Uber Eats, como outras plataformas de delivery, tem sido essencial às receitas da empresa durante a pandemia de COVID-19.
A transação é, na verdade, mais uma da Uber no setor. A companhia adquiriu americana Postmates por mais de R$ 10 bilhões no começo do mês. O delivery da empresa gerou uma receita de R$ 8,7 bilhões no primeiro trimestre de 2021 – 230% a mais no comparativo anual. Inclusive, ultrapassou os serviços de mobilidade em 2021. O Uber Eats faturou R$ 62,5 milhões globalmente em 2020.
A Cornershop foi fundada em 2015 pelo suéco Oskar Hjertonsson, junto a Daniel Undurraga e Juan Pablo Cuevas e arrecadou R$ 124 milhões em sua primeira rodada de investimento. A startup estava na mira da varejista Walmart, que tentou fechar uma compra total da empresa por US$ 225 milhões, mas foi impedida pela agência antitruste do México.