Geração de ‘The O.C.’ encontra ‘Outer Banks’ e mais séries

As maratonas da semana permitem uma comparação curiosa entre duas gerações de juventude caiçara americana, os privilegiados de ‘The O.C.’ e os pobretões de ‘Outer Banks’. Os primeiros são os herdeiros que moram nas mansões da praia de North Beach, Califórnia (“here we come”), enquanto os outros trabalham para os boas-vidas de uma ilha da Carolina do Norte. Ricos ou pobres, todos parecem modelos, mas enquanto o sol ilumina diferentes tons de peles em ‘Outer Banks’, ‘The O.C.’ permite vislumbrar o verdadeiro apartheid que existia na TV americana até recentemente, sem espaço para talentos negros ou latinos – até seu menino pobre (“o estranho no paraíso” do subtítulo nacional) era loiro.
A TV passou por uma revolução desde que Josh Schwartz transformou o elenco de ‘The O.C.’ (Misha Barton, Ben McKenzie, Adam Brody, Rachel Bilson e até Olivia Wilde!) em celebridades. O próprio Schwartz evoluiu, criando a seguir ‘Gossip Girl’ e um império televiso – Fake Empire, como batizou sua empresa de produção – , pelo qual lançou mais recentemente ‘Nancy Drew’ e o reboot de ‘Gossip Girl’, ambas com elencos integrados. Enquanto isso, ‘Outer Banks’ vem se transformando no ‘The O.C.’ da era do streaming, com cada integrante de seu elenco de biquíni e calção de banho conquistando seu próprio fã-clube dedicado.
A lista também tem despedidas: temporadas finais de ‘iZombie’, ‘Blindspot’ e, até nova revisão, ‘The Manifest’ – interrompida sem desfecho na TV americana, a série pode voltar após se tornar um fenômeno em streaming.
Entre as dicas, destacam-se ainda duas séries documentais interessantíssimas: sobre John DeLorean, criador do carro eternizado em ‘De Volta para o Futuro’, e uma atração musical em que Mark Ronson explora a tecnologia responsável pela sonoridade de hits dos Beatles aos Beastie Boys, com conversas com artistas que marcaram a história do pop/rock/hip-hop anglo-americano.