fbpx

Origem da tapioca, comida de índio que virou iguaria fitness

A tapioca, tao comum em nosso litoral e áreas da região Agreste, é um dos pratos indígenas absorvidos na culinária dos colonizadores europeus do Nordeste brasileiro que, a falta de trigo para a massa do pão, descobriram que a tapioca servia como bom substituto. A ideia da tapioca, como a conhecemos hoje, veio da cidade de Olinda, onde se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca (goma) extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação portuguesa da Casa de Farinha em Itamaracá.
Entre os índios, a preferência era pelo beiju, mas a tapioca logo se espalhou entre os povos indígenas, como os cariris no Ceará e os jês, na Amazônia oriental, e também se transformou, posteriormente, na base da alimentação dos escravos no Brasil. Tudo isso serviu para transformar a tapioca, hoje, num dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o Norte e Nordeste.
Os praticantes de esportes físicos e adeptos de dietas descobriram, recentemente, a tapioca como um alimento controlador da ingestão calórica diária em uma dieta restritiva, mas não há comprovação científica de que a tapioca ajude a emagrecer ou manter o peso ideal. Já a questão dos recheios, é outras história.

Receba as novidades

Inscreva-se e entraremos em contato com você

Atores e Modelos
Entre em contato
#SouFive

Clientes

Conheça alguns clientes Five

2020 © Desenvolvido com  por T4M | This is For Media